sábado, 19 de setembro de 2009

Tutorial - Captadores

Você guitarrista já deve saber que seu instrumento possui uma série de fatores que determinam o som que você produz. Desde a palheta até a madeira do instrumento, tudo influencia na qualidade do som. Por isso resolvi escrever sobre aquele que considero o mais determinante de todos os fatores: os captadores.

Mas o que são captadores? São aquelas pecinhas retangulares que ficam próximo da parte onde a mão direita atinge as cordas, bem no meio do corpo da guitarra. Tecnicamente falando, são bobinas, fios enrolados de forma precisa dentro dessa caraça retangular, que foram calculadas para trabalhar com a interferência dos sons criados pela vibração das cordas, transformando essa vibração em sinais elétricos.

Normalmente são utilizados em três posições:

- próximo ao braço da guitarra, chamado de rhythm, front ou neck;
- próximo a ponte onde as cordas são presas, chamado de treble, bridge ou rear;
- no meio, bem no centro do corpo da guitarra, chamado de Center ou middle.

Se você prestar atenção, até mesmo num violão você percebe que uma nota qualquer tocada perto da ponte soa bem mais aguda do que uma tocada próxima ao braço. Faça o teste caso não tenha percebido ainda. Isso mostra a primeira característica de versatilidade dos sons dos captadores, que nada mais é do que seu posicionamento. Um mesmo captador pode ter até três timbres diferentes somente pelo posicionamento junto ao corpo da guitarra. Já vi até alguns guitarristas malucos utilizando um captador literalmente no braço da guitarra, em meio às escalas. Tudo em busca de um som original.

Outro fator que muda totalmente o som de um captador é seu tipo. Vamos ver os principais:

Single-Coil: Como o nome já diz, é feito com apenas uma bobina. Por essa razão, sua característica principal é um som bem agudo e limpo. Praticamente todos os captadores Single-Coil que já vi têm certo ruído, isso porque a bobina acaba captando interferências. Até por uma questão histórica, os Single-Coil tiveram seus formatos definidos por Fender e Gibson, sendo esse primeiro o que mais se difundiu. Pessoalmente, curto muito esse tipo de captador para utilizar efeitos como alavancadas com Floyd Rose e Harmônicos, porque os Single-Coil têm características de sustain bem legais.

Humbucker: São formados por duas bobinas ligadas em série. É bem interessante, pois a corrente elétrica circula em direção oposta nas duas bobinas, e isso elimina o ruído. Diferente do single, o Humbucker tem um som bem pesado, encorpado e grave. Por experiência própria, indico Humbuckers para quem curte guitarras Les Paul, fica fantástico. E são raras as exceções que dão certo com Floyd Rose, mas com paciência pode-se achar uma regulagem boa ocasionalmente. Os Humbuckers têm vários formatos, capas e até bobinas expostas. Tem até Humbucker em formato Single-Coil, com duas bobinas sobrepostas.

Tri-Bucker: Simples definir esse. É a mistura de um humbucker com um single-coil. O preço também é uma combinação dos dois.

Quad-Rail: Combinação de quatro bobinas em dois pares, simulando dois humbuckers lado a lado.

Existem outros tipos como os Hexafônicos, o Piezo e outros, mas esses que citei são realmente os principais.

Além do posicionamento e dos tipos, os captadores também têm diferentes timbres. Os captadores Vintage são bem equilibrados no que diz respeito a timbres. Os Vintage são utilizados por músicos mais ecléticos, sobretudo jazzistas e funkeiros (não confunda com o funk do Rio de Janeiro, aquela merda, esse funk que digo é um estilo oriundo da soul music). Já os captadores de alto ganho são para metaleiros e rockeiros, pois o crunch é muito potente e equilibra bem o grave e o agudo, podendo ser usado para solos melódicos ou fritados. E os de ganho médio são indicados para baladeiros, por ter um brilho bem destacado e por ser muito bom para som limpo.

Existe um material magnético que compõem os imãs do núcleo dos captadores. Como você imagina, isso muda também os sons dos captadores. Temos dois tipos principais de materiais dos imãs do núcleo, o Alnico e o Cerâmico. O Alnico é feito de uma liga que proporciona melhor qualidade de condução elétrica. Como efeito no som, destaca os harmônicos e melhora sensivelmente a qualidade do som no que diz respeito à definição. Claro que por ser de um material excelente, o preço do captador sobe muito. Já os Cerâmicos têm um custo menor e teoricamente uma qualidade inferior, mas já experimentei cerâmicos bons, com sons suaves e definidos.

Que eu me lembre, só tem mais um fator que os captadores apresentam que tem importância grande para o som. Os captadores podem ser Passivos ou Ativos. Sem piadas, por favor. Os Passivos dominam o mercado. São captadores considerados autônomos, por reagirem bem sem necessidade de pré-amplificação. A interação com vários tipos de madeiras distintas, regulagens, amps, pedaleiras, tudo funciona bem. Destaca-se bastante porque permite uma variedade de sons somente com mudanças de regulagens básicas, sem necessidade de mexer com o captador. Não necessitam de alimentação elétrica. E o Feedback é excelente.

Os Ativos são de baixa impedância, e precisam de alimentação elétrica para funcionar. Pra mim, o grande defeito dos Ativos é o excesso de filtragem, que acaba prejudicando um pouco os sons rasgados e sustains. Mas por outro lado, não têm nenhuma interferência. Acho que é mais indicado para sons limpos, principalmente em gravações. Mas já vi gente que se deu bem com captadores ativos, que surpreendentemente se adaptaram a guitarra com sons sujos.

Se você leu tudo, obrigado pela paciência. É um assunto longo, mas bem interessante, que talvez esclareça alguns dos mistérios sobre essa peça que é fundamental para as guitarras. Lembre-se que as opiniões aqui apresentadas são meu ponto de vista, e não são regras. Cabe a você guitarrista fazer muitas experiências e depois definir sua configuração de captadores. Também não tenho intenção de promover marcas, não ganho nada com isso. Mas acho importante passar a informação adiante, como um dia me passaram.

Só finalizando, compartilhe sua configuração de captadores com a gente, postando um comentário. Talvez possa esclarecer a dúvida de alguém. E trocar idéias sempre é bom. Abaixo coloquei alguns links de sites com informações de fabricantes.

Captadores - Fender

Captadores - DiMarzio

Captadores - Seymour Duncan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa postagem. Posts com obscenidades, palavrões e fora do contexto do blog serão excluídos.