segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Top 10 - Baladas de Violão

Ae Galera. Diversas vezes eu me pego pensando em Top 10. Faço vários rankings na minha cabeça. E agora com o Blog eu pretendo pouco a pouco mostrar alguns deles, e também peço que vocês respondam ai quais as suas favoritas.

10º Lugar – Rosa de Saron – Música: Sem você – Álbum: Acústico e ao vivo
A banda Rosa de Saron é uma das pioneiras do Rock Católico. Desde o final dos anos 80, a banda se apresenta pelo Brasil. Inicialmente a banda tocava Heavy Metal, mas devido a várias mudanças de formação e também de influências, a banda atualmente toca um Hard/Pop Rock que tem feito muito sucesso não só no meio católico, mas também no secular. O Atual vocalista, Guilherme de Sá, tem uma voz singular. Essa versão acústica conta com a participação do guitarrista Demian Tiguez.

9º Lugar – Zakk Wylde – Música: Dead as Yesterday – Álbum: Book of Shadows
O moleque dispensa comentários. Zakk é simplesmente um dos maiores guitarristas da atualidade. Tocando atualmente com Ozzy, Zakk Wylde teve a dura missão, quase impossível, de substituir o lendário Rhandy Rhoads depois que este morreu prematuramente em 1982. Zakk participou de diversos projetos em todos esses anos de carreira, e essa música é uma bela composição feita para seu CD solo. Além de tocar muito, o cara também canta bem.

8º Lugar – Pink Floyd
Música: Wish You Were Here – Álbum: Wish You Were Here
Outro monstro da guitarra, David Gilmore. Compôs essa que é uma das baladas mais bonitas do Rock. Rapidamente tornou-se um dos maiores sucessos do Pink Floyd. Com a ajuda de Roger Waters, finalizaram a composição para o álbum homônimo.

7º Lugar – Green Day – Música: Good Riddance (Time of Your Life) – Álbum: Nimrod
Antes de se tornar emo e se vender completamente para a mídia, o Green Day era uma banda de valor. Sempre mantinham o estilo Punk Rock vivo junto com bandas como The Offspring. E no meio de tantas músicas Punk, compuseram uma balada muito bonita em 1997, para o álbum Nimrod. Bem simples, mas o resultado final é muito bom e a voz de Billie Joe ficou muito boa nessa música.

6º Lugar – Alanis Morissette – Música: King of Pain – Álbum: Alanis MTV Unplugged
Uma das figuras mais importantes do Pop Rock, Alanis já ganhou diversos prêmios em sua carreira, entre eles o Grammy e o Juno Awards. Essa música é um cover da banda The Police. Em minha opinião, ficou muito melhor que a versão original. A voz de Alanis e os arranjos do violão ficaram impecáveis.

5º Lugar – Dream Theater – Música: Silent Man – Álbum: Awake
A banda que amo odiando e que odeio amando. O Dream Theater com certeza teve e tem seus momentos de altos e baixos, mas a época do álbum Awake foi simplesmente fantástica. Entre as maravilhosas músicas desse álbum está a balada "Silent Man". Surpreendentemente, James Labrie canta bem nessa faixa, e sobre John Petrucci... Bem, não vamos chover no molhado.

4º Lugar – Eric Clapton – Música: Tears in Heaven – Álbum: Unplugged
O grande mestre do Rock/Blues sempre marcou época. Suas composições brilhantes sempre tiveram destaque em todas as épocas. Infelizmente, essa música foi inspirada pela maior tragédia de sua vida, a morte de seu filho. O garoto de 4 anos caiu de um prédio em Nova York, do alto do 53° andar. Clapton superou a perda compondo uma obra prima, aclamada em todo o mundo e ganhadora de vários prêmios.

3º Lugar – The Nixons – Música: Sister – Álbum: Foma
Poucos conhecem essa banda pelo nome, mas com certeza conhecem essa música. A banda The Nixons surgiu nos anos 90 após o movimento Grunge. A música mais famosa da banda entrou no álbum "Foma" de 1995. Foi simplesmente a balada mais tocada nas rádios e ainda é tocada até hoje. Muito bonita essa canção.

2º Lugar – Mr. Big – Música: To Be With You – Álbum: Lean into It
Uma das minhas bandas favoritas, Mr. Big nasceu brilhando em 1988 com músicos de peso e composições Hard Rock fantástica. A canção foi composta pelo vocalista Eric Martin. Mas foi o toque nada sutil de Paul Gilbert que deu o toque final para que a música fosse um sucesso absoluto. Excelente música, com um solo muito bem feito.

1º Lugar – Extreme – More Than Words
Não poderia ser outra. Simplesmente a maior balada da história do Rock. Essa música ficou tão famosa que marcou o Extreme profundamente, e um pouco negativamente. Muitas pessoas nem conhecem as outras músicas da banda. Outros pensam que essa é uma banda pop qualquer que fez uma balada de sucesso apenas. Mas a verdade é que a banda Extreme é muito competente, tem outras músicas fantásticas, e tem um guitarrista fora do normal, o grande mestre Nuno Bettencourt. Recomendo essa banda pra quem curte rock e ainda não a conhece. E voto nessa como a balada número 1 de todos os tempos. Detalhe: A versão tocada nas rádios é cortada. Essa música tem um arranjo final que é cabuloso.

Concorda? Discorda? Poste um comentário ai pra gente discutir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa postagem. Posts com obscenidades, palavrões e fora do contexto do blog serão excluídos.