segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Kiko Loureiro - Fullblast

E ae Galera. Estou disponibilizando aqui o link para download do novo álbum solo do Kiko Loureiro, entitulado Fullblast. Esse trabalho mostra ainda mais amadurecimento e consolida esse grande guitarrista não só como um dos melhores do Brasil, mas também do mundo.

Em sua carreira solo, Kiko tem demonstrado imensa competência em seus trabalhos. Os álbuns No Gravity e Universo Inverso arrebentaram, mostrando a genialidade desse grande músico não só para tocar, mas também para compor. No Gravity mostrou toda a agressividade dos solos, misturados a beleza ímpar de sonoridades agradáveis com muita influência de música brasileira e erudita, mas totalmente Hevy Metal. Universo Inverso é um álbum que se distância totalmente do primeiro trabalho solo de Kiko, com muita influência de MPB, Salsa e Jazz, com pouquíssimas referências ao metal. Já em Fullblast, Kiko conseguiu equilibrar todas as suas influências e mais do que nunca tem definido seu estilo próprio, estilo esse expressado através de 12 músicas fantásticas.

Acompanhado por feras como Mike Terrana e Felipe Andreoli, Kiko detona em todas as faixas desse álbum incrível. Gostei tanto que vou comentar faixa a faixa.

FAIXA 1 - Headstrong
O álbum começa com uma excelente música. Bem agressiva no início, lembrando muito o álbum No Gravity. A grande diferença é que Kiko conseguiu criar diferentes climas na música, que foram muito bem conectados com riffs de guitarra matadores e batidas de bateria bem interessantes.

FAIXA 2 - Desperado
Ótima mistura de Heavy metal com música brasileira. Foram criados Riffs de baião bem característicos de seu estilo, mas com uma sonoridade diferente de tudo aquilo que ele já havia criado em trabalhos anteriores. A música é dirigida por um solinho bem bacana, que poderia ser uma linha vocal tranquilamente, apresenta pegadas de Power Metal bem bacanas, e assim como a primeira faixa, cria climas diferentes bem conectados.

FAIXA 3 - Cutting Edge
Essa faixa lembra um pouco as músicas do álbum Temple of Shadows do Angra. O destaque fica para os arranjos velozes de Kiko, que mesmo fritados ficam muito agradáveis de se ouvir. Na segunda metade a música muda totalmente o estilo (que poderia até ser outra música), e depois volta a idéia original com maestria. O trabalho da cozinha (baixo + batera) ficou ótimo. E pra completar essa maravilha, essa faixa conta com dobras de guitarra muito legais.

FAIXA 4 - Excuse me
Essa balada é muito bonita, com solos lentos e muito bem feitos. Parece uma harmonia simples, mas na verdade é bem complexa. Todos os arranjos casam com a idéia passada pelos solos e o resultado é excelente.

FAIXA 5 - Se Entrega Corisco
Imagino onde ele gravou a introdução dessa música... Poderia muito bem ser uma faixa do álbum Universo Inverso, com riffs influenciados pela música brasileira, muito baião. Mas a mistura com o Heavy Metal torna tudo muito mais interessante. É pesada na medida certa e equilibra bem solos e riffs. Fica o destaque para o trabalho de percussão.

FAIXA 6 - A Clairvoyance
Mais uma balada bem ao estilo Kiko Loureiro. Gostei muito dessa porque além de ser uma composição brilhante com mudanças de tom bem escolhidas, ela define bem o estilo do Kiko Loureiro. Só de ouví-la, você já sabe que é o Kiko que está tocando. A música é bem lenta, com solos formados por notas bem escolhidas, e novamente um trabalho de base absurdamente fantástico.

FAIXA 7 - Corrosive Voices
O som de berimbau na introdução da uma idéia errada do que a música será. Lembra muito Dream Theater, mas as fritadas são totalmente estilo do Kiko. Não curti muito essa música, pois tem alguns riffs muito parecidos com a música Pau-de-Arara do No Gravity, mas mesmo assim é bem legal.

FAIXA 8 - Whispering
Balada com um estilo mais funkeado, muito agradável de ouvir. A base é bem bonita, junto com um solo bem calmo para os padrões do Kiko, mas também bem composto. Parece que as notas foram escolhidas a dedo, uma a uma. E novamente, só de ouvir já da pra sacar quem está tocando. As partes finais estão bem cadenciadas, com solos mais agressivos. No geral, muito legal essa faixa.

FAIXA 9 - Outrageous
Uma música bem interessante. Um violão bem tocado no início, com dedilhados muito bonitos que lembram um pouco Shadow Hunter. Depois a música engrena a la Angra, ficando bem pesada e melódica. Gosto muito dos solos lentos numa base bem veloz, fica muito legal. E os solos rápidos detonam também com dobras impressionantes. Só não é nota 10 porque lembra muito seus trabalhos no Angra, o que não é de todo ruim.

FAIXA 10 - Mundo Verde
Bem brasileira essa faixa. Solos lentos bem executados numa levada de samba. Mais uma vez a percussão está escelente. A base de violão é bem sólida e apoia os solos muito bem. A música lembra bastante os trabalhos de Torcuato Mariano. É bem rápida mas é muito bonita.

FAIXA 11 - Pura Vida
Apesar de ser uma música boa, foi a que menos gostei. Tem uma levada meio pop e solos repetitivos. É o tipo de música que você espera que engrene mas simplesmente não vai. Mesmo assim não é aquela faixa que você pula. Acho uma composição boa mas não a altura da outras.

FAIXA 12 - As It Is Infinite
Assim como o álbum No Gravity, o Fullblast também se encerra com uma música de violão erudito. Eu adoro essa idéia do Kiko, e a música ficou muito legal. É uma composição bem executada, com acordes dissonantes bem ligados a melodia principal. Além de riffs de passagem bem feitos com as cordas graves. Nada Heavy Metal, mas nota 10. E desafio alguém a dizer o nome do acorde que encerra a música.

Como um todo, o álbum é excelente. Normalmente álbuns instrumentais são um saco de ouvir, mas esse trabalho do Kiko não é. Kiko loureiro está no auge da carreira, e é um dos maiores músicos da atualidade. Graças a Deus ele não caiu no mesmo erro do Dream Theater, de compor músicas difíceis apenas. Ele é um dos melhores músicos porque é capaz de aliar técnica com harmonia. Sua música pode ser apreciada por músicos e por não músicos. De todos os seus álbuns solos, Fullblast é o melhor CD de todos.

Concorda? Discorda? Poste um comentário ai pra gente discutir.

Kiko Loureiro - Fullblast

1 - Headstrong
2 - Desperado
3 - Cutting Edge
4 - Excuse me
5 - Se Entrega Corisco
6 - A Clairvoyance
7 - Corrosive Voices
8 - Whispering
9 - Outrageous
10 - Mundo Verde
11 - Pura Vida
12 - As It Is Infinite

Link: http://www.megaupload.com/?d=NI9MKCAP

Se o link não estiver funcionando, por favor avise para que eu possa upar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa postagem. Posts com obscenidades, palavrões e fora do contexto do blog serão excluídos.