segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Rock como o conhecemos


Inaugurando o Blog no dia mundial do Rock (13/07/2009), gostaria de comentar sobre os maiores responsáveis pelo rock como o conhecemos. Apesar de ter nascido no fim da década de 40 e início da década de 50, e de ter nomes como Elvis, Chuck Berry, Bill Haley e outros músicos importantes do cenário rhythm and blues, da soul music e da surf music, o rock realmente tomou forma na década de 60. Essa década está marcada na história da música e do rock como a década da transgressão e da rebeldia.

Muitas bandas participaram da criação do rock como o conhecemos hoje. Eu levaria uma boa parte do texto somente para citar todas as bandas, por isso quero citar somente as que, em minha opinião, foram as mais importantes e que permanecem atuais até hoje: Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, The Doors e The Who.

Os Beatles talvez sejam a mais importante de todas. Depois do fenômeno Elvis Presley, eles foram os que tiveram mais destaque na mídia da época e chegaram a desviar a atenção do atual rei do rock e roubaram os holofotes para si. "I Want to Hold Your Hand" foi com certeza o maior sucesso do Beatles. Particularmente, a minha favorita é “You've got to hide your love away”. Mas o fato é que eles abriram a porta para outras grandes bandas aparecerem na mídia e acredito que foram os grandes responsáveis pela difusão do rock.

Quando os Stones apareceram, todos pensaram que seria algo na linha dos Beatles. Apesar das semelhanças, os Stones sempre foram mais rebeldes e mais complicados que os Beatles. Mas de igual importância. Trouxeram um rock um pouco mais sujo que o dos Beatles e conquistaram o mundo também. Apesar de eu não ser fã dos Stones, eu respeito muito a banda e indico um grande sucesso deles, “Satisfaction”.

Outra banda importantíssima para a história do rock, mais precisamente do rock progressivo, foi o Pink Floyd. A banda foi se destacando no cenário underground da Inglaterra e rapidamente ganhou o mundo com uma sonoridade inédita e diferente de tudo que se ouvia. Admiro muito o Pink Floyd e recomendo o álbum “The dark side of the moon”, considerado uma obra prima.

Nascida exatamente no meio da década de 60, a banda The Doors trouxe uma característica muito legal para o rock, a utilização do teclado solando nas músicas. O grande Ray Manzarek criou arranjos muito bons de teclado misturando blues e música clássica, e junto com o vocalista Jim Morrison fundou o Doors após a criação da letra de “Moonlight Drive”. E a música que eternizou a banda no cenário rock mundial foi “Light my Fire”.

Protagonistas do momento mais marcante do rock, o The Who surgiu em 1964 tocando o terror, literalmente. Pete Townshend, um dos maiores guitar heroes de todos os tempos, destruiu sua guitarra num show e levou a galera ao delírio. Keith Moon destuiu sua batera também, e a banda ficou conhecida no mundo todo por causa disso. Obviamente que o som dos caras é que foi o responsável pelo sucesso, mas diferente das outras bandas rebeldes da época, ele foram além. Adoro a baladinha "Behind Blue Eyes" e o clássico "The Seeker".

Além dessas que considero as principais e mais marcantes bandas de rock da década de 60, gostaria de citar também uma mulher, a única que me lembro, que contribuiu grandemente para a divulgação do rock, a grande e única Janis Joplin. E talvez você esteja se perguntando, cadê o maior de todos, o maior guitarrista de todos os tempos, o grande Jimi Hendrix? Simples, ele é tão grande e tão importante para o rock que merece um texto só pra ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa postagem. Posts com obscenidades, palavrões e fora do contexto do blog serão excluídos.