segunda-feira, 20 de julho de 2009

Acontece com os melhores

Woodstock. Bethel, New York. Dia 17 de Agosto de 1969. Um cenário estranhíssimo para os padrões da época. Milhares de jovens protestavam contra a guerra do Vietnã, e aproveitavam o protesto como desculpa para a libertinagem, rebeldia e uso de drogas. Mais de 500.000 pessoas assistiram naquela tarde de domingo aquele que é considerado o show mais marcante do guitarrista mais influente da história do rock, Jimi Hendrix.

Hendrix nasceu em Seatle, E.U.A., em 1942. Enfrentou alguns problemas familiares, como o divórcio de seus pais, e sempre foi um garoto responsável que cuidava de seu irmão mais novo. Aos 16 anos, ganhou de seu pai um instrumento de cordas havaiano chamado Ukelele. Depois disso comprou sua primeira guitarra acústica por meros U$ 5,00.

Jimi Hendrix tinha um talento natural para a música, em especial para tocar guitarra. O curioso e que ele era canhoto e na época não existiam guitarras para canhotos. O jeito foi adaptar uma guitarra de destro. Diferente do que muitos dizem, ele não tocava com as cordas invertidas. Rapidamente ele aprendeu a tocar e iniciou sua carreira como músico profissional.

Ele começou sua carreira tocando em bandas de apoio a B.B King e Little Richard. Nesse tempo se aprimorou e criou seu estilo próprio, baseado em suas influências de soul e R&B. Mas se destacou realmente ao participar da banda The Isley Brothers e quando criou sua banda própria, chamada Jimmy James and the Blue Flames. Conheceu grandes músicos como o mestre Frank Zappa, que lhe apresentou o pedal de Wah Wah do qual Hendrix se utilizou para criar muitas inovações na música. Foi descoberto por uma grande gravadora britânica e foi levado para Londres, a então capital do Rock, e lá fundou a banda The Jimi Hendrix Experience, com Noel Redding no contra-baixo e Mitch Mitchell na bateria.

Foi nessa época que Hendrix ficou conhecido no mundo todo. Compôs diversas músicas brilhantes como "Foxy Lady", "Purple Haze", "Little Wing", e foi reverenciado por grandes mestres do rock como The Who, Eric Clapton, Beatles, Frank Zappa e Jeff Beck. A música "Hey Joe" o consagrou como uma estrela, definitivamente. Tocou com diversos músicos da época, gravou vários álbuns e finalmente fundou a banda Gypsy Suns and Rainbows, com a qual participou do festival mais famoso da história do Rock.

Woodstock foi um evento fantástico. Foram 3 dias com shows dos maiores artistas da época. Realmente foi um marco na história do rock. Artistas do calibre de Carlos Santana, Janis Joplin, Greatful Dead, The Who e Creedence Clearwater Revival haviam tocado no sábado. Joe Cocker, Johnny Winter e outros grandes haviam tocado no domingo antes de Hendrix. Mas parecia que tudo estava certo para que o melhor realmente fosse mostrado no fim.

Sabe aquela frase que a gente fala quando faz merda, "acontece com os melhores", então... naquele domingo em Woodstock aconteceu com "o melhor". O que prometia ser o maior show da história foi um enorme fiasco. Hendrix estava drogado ao se apresentar e foi notória a falta de ensaios da banda. Lembre-se que eu disse no início que foi o show mais marcante da carreira de Jimi Hendrix. E, infelizmente, ficou marcado negativamente. Relatos dizem que a platéia foi saindo aos poucos do evento.

Um pouco contraditório, sim, mas nada que prejudicasse a carreira do maior guitarrista de todos os tempos. E mesmo chapado e sem ensaiar, quando o cara é bom não tem jeito. Ele apresentou uma versão do hino americano com sons de bombas e de tiros que conseguiu tirar de sua guitarra. Causou muita polêmica e conseguiu até desviar um pouco da atenção das pessoas para o fato de ter se entupido de êxtase.

E por falar em polêmica, ele eternizou sua imagem no cenário rock fazendo algo, no mínimo, inesperado. Depois de Pete Townshend do The Who inaugurar a destruição de guitarras, Hendrix não só quebrou a sua guitarra mas também tacou fogo nos pedaços.

Em meio a altos e baixos, genialidade e imbecilidade, ainda sim sua carreira teve um saldo positivo que perdura até os dias de hoje. Ele faleceu em Londres, em 18 de Setembro de 1970. Um médico confirmou que Jimi morreu afogado em seu próprio vômito. Provavelmente utilizando drogas. Isso me faz pensar: de que adianta ganhar o mundo, ter fama, e morrer assim tão indignamente? Mas apesar dessa tragédia, Hendrix sempre será lembrado pelo que fez de bom. Pelas suas melodias incríveis, suas superações, pela influencia que teve e que ainda tem em muitos guitarristas, pelo seu talento... Mas, principalmente, será lembrado por revolucionar a música tocando com a alma e com o coração na ponta dos dedos, sentindo a música e vibrando com cada nota tocada.

Uma homenagem ao mestre dos mestres na arte de tocar guitarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa postagem. Posts com obscenidades, palavrões e fora do contexto do blog serão excluídos.